Ao incluir-se como parte efetiva da gestão de uma organização educacional, a comunicação pode contribuir em diferentes dimensões. Tendo o diálogo e a mediação como princípios metodológicos de intervenção, o saber da comunicação transcende a dimensão instrumental, agindo também no espaço pedagógico, no âmbito administrativo e na dimensão da sustentabilidade / viabilidade do sistema de ensino, escola de educação básica ou instituição de ensino superior.
Considerando a sociedade aberta (WOLTON, 2006), na qual as incertezas sobrepõem as verdades definitivas da modernidade, a escola encontra-se em verdadeiro turbilhão de mudanças. Mais do que nunca, a comunicação precisa superar-se para contribuir efetivamente na busca do diálogo e da construção de sentido para as mudanças necessárias.
Apresentação do tema realizada no IV Congresso da Abrapcorp, em Porto Alegre:
http://migre.me/SCVM
http://migre.me/SCVM
Fonte da imagem: http://www.fe.unicamp.br/destaques/2005/Logo-gestores.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário