15 de fev. de 2010

Gestão educacional e o desafio de integrar

A gestão educacional cresce como campo de pesquisa e área de estudos. Vai longe o tempo em que os bons e imprescindíveis professores sob a batuta de um bem intencionado coordenador pedagógico formavam equipe suficiente para dar conta de todos os desafios da escola. A complexidade da tarefa de educar com qualidade no cenário impreciso da contemporaneidade exige mais.

Equipes multidisciplinares integrando diferentes visões técnicas, onde está incluído o saber administrativo juntam-se ao grupo historicamente constituído como legítimo gestor de uma organização educacional para ajudar a enfrentar os novos desafios. Integrar e articular diversos saberes, superar relações de poder desgastadas, alinhar objetivos e metas, exige abertura, despreendimento e muito, muito amor pelo conhecimento  por meio da pesquisa, do compartilhamento de informações e vivências.

Aos poucos surgem e se difundem pesquisas amplas e interessantes que abordam a gestão educacional. O importante, diante de tudo o que se discute, é não perder o foco: a gestão educacional só tem sentido e deve existir focada na aprendizagem. Em última análise, é um longo percurso que deve ser percorrido para melhorar os resultados de cada aluno que povoa a sala de aula, os laboratórios, os corredores e que dá vida e sentido à escola.      

Para aprofundar o tema, a Editora Abril, que tem investido significativamente no assunto, publicou, em fins de 2009, ampla pesquisa/reportagem.

Sugestão de leitura:
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/quatro-segredos-gestao-eficaz-escolar-praticas-eficazes-diretor-508635.shtml?page=0

Imagem: Revista Gestão Escolar - Ed. Abril - Edição 004 | Outubro/Novembro 2009

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